Nomeclaturas turísticas
Expressões mais utilizadas no turismo facilitando a viagem.
All Inclusive : Determina o sistema no qual todas as despesas (como refeições, bebidas alcoolicas e até gorgetas) estão incluídas no valor da diária paga pelo hóspede.
All Suítes : Hotel que possuí apenas suítes: apartamentos com uma sala anexa.
Amenties : Produtos cortesia do hotel
Ballroom: Salão de eventos, como festas, congressos e bailes.
Bell Boy : Mensageiro, termo associado principalmente aos hotéis.
Bloqueio/Allotment : Número de apartamentos em hotéis ou assentos de Cia Aéreas, reservados para a utilização por parte da operadora, desde que reportados dentro de um prazo determinado antecipadamente e de comum acordo entre as empresas.
By Nigth : Passeio noturno pela cidade.
Carry On : Bagagem de mão que os passageiros podem levar consigo, sem a necessidade de despachar.
City Tour : Passeio turístico pelos principais pontos da cidade.
Charter: Vôo fretado, geralmente mais barato que o regular, com saída única (mesmo que dentro de uma série), e datas pré-determinadas.
Check in (entrada): É o procedimento de entrada em um meio de hospedagem, ou procedimento de embarque realizado no aeroporto junto ao da companhia aérea.
Check out (saída) : É o procedimento de saída de um meio de hospedagem. É feita a averiguação das despesas durante o período de estada no meio de hospedagem (fechamento da conta).
Code Share: Código compartilhado; acontece principalmente quando duas companhias áreas utilizam o mesmo avião em determinada rota.
Coffe Break : Lanche rápido oferecido no intervalo dos eventos.
Collect Call : Ligação telefônica a cobrar
Conciergerie : Departamento responsável pela assistência às pequenas necessidades dos hóspedes, que necessariamente não são atendidas pelo hotel. Ex: Compra de ingresso para shows ou envio de flores.
Diária : Utilizado principalmente para designar um período pelo qual está sendo feito a reserva ou pagamento. Há variações: em hotéis, por exemplo, às diárias começam e terminam ao meio dia, em outros às 14hs.
Day Use (uso no dia -durante) : Utilização durante o dia.Termo utilizado principalmente para a hotelaria, referindo-se à utilização de um quarto/apartamento apenas durante o dia e não para passar a noite. É comum em escalas entre vôos cujo intervalo são de muitas horas.
Early Check In : Entrada no hotel antes do horário normal ou programado.
Ffair : Tarifa Fitness Center : Termo normalmente associado a hotéis,local onde ficam a sauna, sala de ginástica, sala de massagem, piscina e embelezamento.
Forfait : É o serviço que chamamos de "viagem sob medida", um roteiro de viagem feito para atender a necessidade especifica do passageiro. O sinônimo é "taylor made" ou feito sob medida.
Full Fare: Tarifa publicada, sem descontos. Na hotelaria, é de "balcão" (aquela fixada na recepção). Na companhia aérea é tarifa "cheia".
Jet Lag : Mal estar causado pela mudança de fuso horário ; acontece normalmente após vôos de longa duração.
King size bed: Cama de casal maior que o normal, normalmente 2mX2m.
Late Check Out: Saída do quarto/apto após o horário normal ou programado. É uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.
Lift: Termo normalmente associado às estações de esqui, designa os " meios de elevação" que levam os esquiadores até os pontos de onde descem as pistas .
Lista de Espera/ wait list: Relação com nomes de passageiros que desejam embarcar em vôo que já está com todos os lugares reservados. Havendo alguma desistência ou não comparecimento, são convocados os nomes da lista. Diz-se daquela solicitação de serviço (reserva de viagem, reserva em meio de hospedagem, bilhete aéreo, etc).
Lounge : Salão, sala de estar dos hotéis ou sala vip no caso de aeroportos.
MMPA /MAP : Sigla que indica "meia pensão" Meia Pensão- Sistema de hospedagem com café da manhã e mais uma refeição (almoço ou jantar sem bebidas). Milhagem : Também conhecido como Plano de Milhagem, é uma premiação que as companhias oferecem em troca de fidelidade dos passageiros. A utilização das milhas contudo, deve ser solicitado com antecedência, pois é sujeito a disponibilidade de lugar.
No -show (não aparecer): É o pagamento antecipado da diária de um meio de hospedagem.
Open Voucher : Documento que garante a prestação de um serviço que ainda não tem data definida.
Operadora : Empresa responsável pela montagem dos pacotes turísticos.
Overbooking: Acontece quando a empresa aérea vende mais assentos que o numero total do avião; ou quando o hotel reserva um número maior de apartamento do que disponível.
Outlet: Loja de fabrica ou conjunto de lojas que vendem diretamente do fabricante para o consumidor; podem ser chamada também de outlet mall ou factory outlet.
Pax : Passageiro
Pensão Completa : Sistema de hospedagem que inclui todas as refeições.
Queen-size bed: Cama de casal pequena (de viúvo). O padrão americano é 2mx 1,20m
Receptivo : Serviços prestados aos viajantes no local de destino. É a agência credenciada pela empresa operadora da viagem, para receber os passageiros nos destinos e realizar os passeios incluídos na programação. Normalmente as empresas contratam os serviços de receptivo onde não tem filiais Rent (aluguel); no caso de veículos rent-a-car/aluguel de veículos.
Rooming List: Relação de nomes de passageiros, divididos de acordo com os hotéis e acomodações a serem utilizados.
Sightseeing : Visita aos pontos turísticos da cidade.
Stand By: Quando o passageiro/viajante está em situação sujeita a disponibilidade de lugar (confirmação de passagem aérea, viagem, hotel, trem, etc).
Ski-in/out: Diz-se de hotel de montanha onde o hóspede pode sair/chegar esquiando.Trilha de esqui que liga o hotel diretamente às pistas regulares.
Translado/ tranfer : É o transporte terrestre de um passageiro. Pode ser in / out, quando se tratar de chegada/saída de um passageiro, em determinada cidade (transporte do Aeroporto até o hotel e vice-versa).
Upgrade : Serviço Oferecido como "cortesia", por hotéis, navios, Cias Aéreas, onde o passageiro usufrui um serviço superior ao que foi adquirido.
Valet: Mordomo que atende andares executivos(hotelaria). Funcionário que atende os quartos.
Valet Parking: Estacionamento com manobrista.
Vôo Regular : Vôos operados regularmente pelas Cias Aéreas, para vôos comerciais, nos quais dispomos de acordos comerciais.
Voucher : É o documento entregue ao passageiro com todas as especificações dos serviços turísticos adquiridos. Ele pressupõe a confirmação dos serviços discriminados.
(Fonte: Abih/Nacional e Terra Turismo)
Veja também
Vale do Rio do Sinos
Tarso Genro escolhe novo secretário de Esportes
Legislação
Segmentos Turísticos
História do turismo no Rio Grande do Sul